20 de Abril de 2017 - 16h08
Divulgação
Ao longo de seus cem anos, La Cumparsita recebeu mais de 1200 versões diferentes

Ao longo de seus cem anos, La Cumparsita recebeu mais de 1200 versões diferentes

O mais famoso dos tangos completa cem anos!


La Cumparsita, “o tango dos tantos”, considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, completou cem anos nesta quarta-feira (19). O que poucos sabem é que a canção não é argentina, e sim uruguaia, tanto que é considerada um símbolo da identidade do país de Pepe Mujica.


Reconhecido como um dos mais populares tangos do mundo, a melodia foi apresentada pela primeira vez em 19 de abril de 1917 pela orquestra de Roberto Firpo, no Café La Giralda, famoso recinto que à época reunia intelectuais e políticos locais.

A obra composta pelo uruguaio Matos Rodríguez foi gravada por orquestras e formações de todas as épocas, ao longo destes cem anos, e se transformou numa espécie de hino mundial do tango. Para o músico e compositor Jefferson Sandes, pensar na La Cumparsita é dizer “isso é nosso, é uruguaio”.

A partitura original recebeu arranjos de Carlos Warren. Posteriormente de Roberto Flippo que também acrescentou quatro compassos de tango conhecidos como “la gaúcha Manuela” e “Curda Completa”.

Ainda que tenha sido criada originalmente sem letra, apenas melodia, a peça se espalhou pelo mundo e ganhou versões em diversos idiomas, entre eles japonês, inglês, italiano, guaraní, quéchua, vietnamita e português.

Foi no Café La Giralda, frequentado por intelectuais e politicos, que La Cumparsita foi executada pela primeira vez 
Com 1200 versões diferentes catalogadas, especialistas calculam que trata-se de uma das canções mais interpretadas de diferentes formas na história da música.

Ao longo destes cem anos, La Cumparsita, transcendeu a cultura pop e se destacou em vários momentos. John Lenon a interpretou improvisadamente em 1967; Orson Orwells a usou durante uma transmissão radiofônica do livro A Guerra dos Mundos, além disso, foi executada em mais de 350 programas de televisão mundo a fora e integrou a trilha sonora da saga Herry Potter.

Ouça uma versão de La Cumparsita e em seguida uma de Cambalache, porque um tango a mais sempre vai bem!




Do Portal Vermelho, com Telesur




Versão Clássica

Portal Vermelho: Rua Rego Freitas, 192 - 4º andar. Centro - São Paulo - SP - CEP 01220-010 - Tel.: (11) 3054-1837